Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Uncharted: Drake’s Fortune


Gênero: Aventura
Produtora: Naughty Dog
Distribuidora: SECA
Lançamento: 16/11/2007
Nota: 8,0

Revision
Um dos primeiros jogos lançados para o PS3, Uncharted: Drake’s Fortune foi um dos principais motivos pra se comprar o console da Sony, tanto é que existe até hoje (refugo, mas existe) um pacote com o jogo incluso.



"Será que o irmão do Mr. Eko tá lá dentro?"

Com clima de filme de aventura padrão “As Minas do Rei Salomão”, Uncharted tem uma história bem bobinha, carregada de clichês, mas é cheio de ótimas cenas de ação e, o melhor, tudo pode ser lido e ouvido em português, lusitano, mas ainda assim, português.


Trepando no roliço!

Você controla Nathan Drake, um sabe-se lá o que, vulgo arqueólogo, que sai atrás do tesouro de sir Francis Drake, seu antepassado, e leva junto a jornalista Elena Fisher e Sully, seu amigo endividado. A partir daí é aquela velha fórmula: mocinhos e bandidos atrás de um tesouro e por várias vezes eles se enfrentam pelo caminho.


Se ele não comer a loira no final é um clichê a menos!

O jogo em si acaba sendo uma mistura de Tomb Raider com qualquer outro jogo de tiro, pois o sistema de exploração do cenário é bem similar ao do game da peituda, porém com controles extremamente simples e movimentação do personagem incrivelmente fluente, deixando tudo bem simples.


Não, isso não é Prince of Persia!

Aliás, dificuldade não é o forte dos quebra-cabeças, que são bem simples e, se você demorar pra resolver, mesmo que esteja só procurando por itens escondidos no cenário, sem necessariamente tentar decifrá-los, os personagens que te acompanham (quanto há algum), começam a te dar umas dicas em forma de perguntas, tipo “e se você apertar aquele botão vermelho piscante?”, e quanto você está sozinho aparece a sugestão de pressionar L2 para ter uma visão de onde se deve começar a escalada ou até um texto na tela dizendo exatamente o que fazer.


Não, isso não é Assassin's Creed!

Uma coisa completamente tosca é que em várias partes inalcançáveis há barris explosivos estrategicamente posicionados para que algo aconteça e você tenha acesso, não importa se você está numa fábrica desses barris (não que exista uma no game) ou num templo pré-astecas.


Não, isso não é um jogo de tiro!

Mesmo com tais facilidades, as partes de exploração são bem legais e seguram bem a atenção, principalmente nas de correria com inimigos atirando a rodo, o que não acontece nos tiroteios, que são meio repetitivos, com inimigos consideralmente inteligentes, mas que adorarem ficar próximos de barris explosívos.


Não, isso não é God of War!

O arsenal que se encontra pelo game é bem limitado, o que é perfeitamente justificável diante do enredo apresentado, e nem tente utilizar a AK-47, é mais fácil matar um cidadão com três tiros de 9mm do que com um pente da metranca.


Não, isso não é uma tentativa de estupro!

O visual é muito bonito, com uma floresta rica em detalhes, tanto na flora quanto na fauna (vêm falar que a floresta de Wolverine é bem feita, vem!!??), lembrando bastante FarCry 2, inclusive na geografia e na movimentação dos inimigos. Às vezes algumas texturas demoram um pouco pra carregar, mas é beeem raro de acontecer.


Zunindo nazoreia!

A câmera é semi-automática, e sempre tenta deixar tudo num ângulo bem cinematográfico, mas às vezes atrapalha e não tem como arrumar, havendo uma posições pré-estabelecidas para certos pontos do cenário.


Esconde-esconde

No fim das contas, é nítido que a equipe de produção não deu a atenção devida a certos pontos, principalmente no enredo óbvio e alguns erros de continuísmo, mas Uncharted: Drake’s Fortune foi um ótimo título de estreia da Naughty Dog na nexgen e é obrigatório para se jogar Uncharted 2, considerado um dos melhores jogos de todos os tempos.

Prós e Contras
- Gráficos praticamente perfeitos
- Controle simples para tarefas difíceis
- Vários idiomas (áudio, legendas e menus)
- Bom equilíbrio entre jogo e cenas

- História bem mais ou menos
- Tiroteios meia-boca
- Erros de continuísmo
- Com no máximo oito horas se termina


Vídeo


Posted by Vivard 10:56